Por Beatriz Werneck | Copa FemiNINJA

Foto: Phil Noble / Reuters

Nova Zelândia e Holanda se enfrentaram no estádio Stade Océane, Le Havre para encerrar a primeira rodada do grupo E. Estreando em sua segunda Copa do Mundo, a seleção holandesa aparece como uma das favoritas para disputar o primeiro lugar do grupo com o Canadá. Por outro lado, mais experiente em Copas do Mundo, a equipe da Nova Zelândia busca a primeira vitória em mundiais e um avanço inédito as fases eliminatórias da competição.

As “leoas laranjas”, apelido dado as holandesas, contam com nomes como Lieke Martens, melhor jogadora do mundo em 2017, Shanice Van de Sanden, uma das jogadoras mais rápidas da atualidade e Vivianne Miedema, segunda maior artilheira da história da seleção holandesa com 57 gols e faltando apenas três para chegar ao topo da lista. Isso mostra que as “leoas laranjas” estão chegando com um alto poder ofensivo.

No primeiro tempo, a seleção holandesa já começou pressionando com a Martens fazendo bons dribles em cima das zagueiras neozelandesas. No entanto, a defesa da Nova Zelândia estava muito bem organizada e fechada, dificultando as criações da Holanda. Mesmo com o domínio de posse de bola, a Holanda não conseguiu chegar ao gol neozelandês com muito perigo, tentando chegar ao gol com jogadas aéreas. A Nova Zelândia se aproveitava dos contra ataques para chegar ao gol holandês, demonstrando mais perigo nas finalizações. Em uma falha da defesa holandesa, Chance acerta um chute no travessão, assustando o time holandês. Ao final do primeiro tempo, após uma cobrança de escanteio da Holanda e boa chegada de Miedema pela esquerda, a bola parou no pé da zagueira Bloodworth, que, sozinha na área, chutou para fora. Essa foi talvez a chance mais perigosa de gol para a Holanda nos primeiros 45 minutos.

Na segunda etapa, a Nova Zelândia continuou aproveitando os contra ataques mas parou em Van Veenendaal, goleira holandesa que fez grandes defesas salvando a equipe. Apesar da superioridade técnica da Holanda, a equipe da Nova Zelândia se defendeu bem, fechando os espaços do ataque holandês. Nos últimos dez minutos de jogo, foi pressão total da Holanda em cima da defesa neozelandesa que conseguiu resistir bem até os acréscimos. Aos 46 minutos, após um cruzamento de Van Dongen, a bola é rebatida pela zaga e Jill Roord sobe para cabecear para o gol. Roord havia entrado na partida aos 30 minutos do segundo tempo.

Na próxima rodada a Holanda enfrenta Camarões no sábado (15), às 10h em Valenciennes. Já a Nova Zelândia enfrenta o Canadá também no sábado (15), às 16h em Grenoble.