.

Programação vai além da exibição de filmes e oferece ao público encontros com especialistas de audiovisual, debate, oficinas, master classes, painéis, lançamento literário e pocket show

Desde a última terça feira (8), o Goiânia Mostra Curtas traz mostras gratuitas com 87 filmes, além de debates, master classes, painéis e uma extensa programação de formação em audiovisual. Em sua décima nona edição, o festival reforça seu caráter de resistência incentivando a capacitação de profissionais da área, discussões sobre o setor e a internacionalização de produções brasileiras.

“Continuamos firmes nessa trajetória de levar o curta-metragem brasileiro aos mais diversos públicos, formando plateia por meio da diversidade das produções do nosso País”, afirmou a diretora do festival, Maria Abdalla. Desde 2001, 1.951 filmes foram exibidos, em uma produção que já envolveu mais de dois mil profissionais, atingido um público de 280 mil pessoas.

“Com grande impacto na economia criativa, o objetivo é democratizar a difusão do audiovisual nacional, visando seu crescimento e evolução, principalmente, em Goiás”, ressalta.

Este ano, o festival recebeu 1.003 inscrições. Foram 70 selecionados. São produções que retratam dilemas da infância e a construção da identidade infantil, a maturidade das narrativas de animação conquistada ao longo dos últimos anos, a diversidade e o fortalecimento das produções goianas, e a bravura e pluralidade criativa de obras produzidas em todo o país.

Confira a programação

Também disponível em www.goianiamostracurtas.com.br

11/10, sexta-feira

9h
– 18ª Mostrinha
– Oficina: A luz e a composição dos quadros na imagem em movimento, com Heloisa Passos
– Oficina: Direção de Séries de TV, com Fernando Coimbra

10h
– Laboratório de Roteiros Audiovisuais

14h
– Master Class: Pesquisa e Processo, com Gabriel Mascaro

15h
– Curta Mostra Animação

17h
– Encontro com a Animação – Mulheres na Animação
– Evento de Networking

19h
– Curta Mostra Brasil

12/10, sábado

9h
– Oficina: Direção de Séries de TV, com Fernando Coimbra

10h
– Laboratório de Roteiros Audiovisuais (Pitching)

14h
– Curta Mostra Especial – O Amor e Suas Formas
Programa 1 – Amar & Pertencer

16h
– Debate: Como representar o desejo? Como representar o amor?

19h
– Curta Mostra Brasil

13/10, domingo

10h30
– Encontro com Realizadores de Filmes
– 18ª MOSTRINHA

15h
– Curta Mostra Especial – O Amor e Suas Formas
Programa 2 – Amar & Arder

20h
– Encerramento:
Homenagem Olga Futemma
Exibição de Filme: Retratos de Hideko (1981, direção de Olga Futemma)
Homenagem Edina Fujii (In Memoriam)
Premiação

Realização

O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto e conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, Agência Nacional do Cinema – Ancine, Caixa e Governo Federal; apresentação Governo de Goiás e Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás; apoio da Unimed, Sesi Go, Sebrae Go, Fecomércio Go e Sesc; e promoção TV Anhanguera, Executiva e O Popular.