.

Traduzido originalmente de Global Landscapes Forum

Como os direitos podem contribuir para um futuro mais justo e sustentável? Na próxima cúpula GLF Bonn 2019, as lideranças indígenas se reunirão como peça central entre mais de 1.000 participantes para representar algumas das comunidades mais vulneráveis e marginalizadas do mundo em responder a essa pergunta. Aqui estão seis das mulheres cujas vozes serão ouvidas.

Aka Niviâna

Ativista e poeta, Groenlândia

Nenhum outro arranjo sintático pode retratar a pura urgência da crise climática tão vividamente quanto a poesia, e Niviana, um ativista inuk da costa norte da Groenlândia, sabe disso tão bem quanto qualquer um. Recentemente apresentada em uma reportagem do jornal The Guardian pelo veterano do clima Bill McKibben, ela nos traz uma nova perspectiva de uma terra em degelo que está perdendo seus meios de subsistência tradicionais à medida que suas geleiras e camadas de gelo se dissolvem.

Sônia Guajajara

Ativista e política, Brasil

Foto cedida por Sônia Guajajara.

Para alguns, concorrer a presidente faz pouco sentido se você não tem esperança de ser eleito – mas não para Guajajara, do estado do Maranhão, que concorreu com o ativista Guilherme Boulos pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no ano passado. Apesar de receber menos de 1% dos votos, sua campanha era menos sobre ganhar e mais sobre pressionar pelos direitos indígenas no Brasil – uma causa pela qual ela foi pioneira como liderança da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e que precisa e merece todo o apoio que pode obter.

Jolene Yazzie

Designer gráfica, Estados Unidos

.

Não é todo dia que você se depara com um skate ilustrado com uma mulher indígena retratada como guerreira. Isso, no entanto, tipifica o estilo de arte que Yazzie, que cresceu em uma reserva navajo no Arizona, fez dela – inspirando-se em temas tão diferentes como histórias em quadrinhos, artes marciais e história Navajo para desafiar estereótipos eurocêntricos de mulheres indígenas.

Victoria Tauli-Corpuz

Relatora Especial dos Direitos dos Povos Indígenas, Filipinas

.

Foram necessárias décadas de trabalho como ativista indígena nas Filipinas antes que Tauli-Corpuz, uma Kankanaey do norte de Luzon, assumisse a presidência do Fórum Permanente dos Povos Indígenas das Nações Unidas (UNPFII) em 2005. Hoje, ela é encarregada de supervisionar os direitos humanos de Povos indígenas em todo o mundo como Relator Especial sobre os direitos dos povos indígenas.

Janene Yazzie

Organizadora comunitária, ativista e empreendedora, Estados Unidos

Foto: Pilar Valbuena, Fórum de Paisagens Globais

Poucos ativistas desempenharam tantos papéis diferentes quanto Yazzie, um Navajo de Naałani Dine’é e descendência Dziłghai, a serviço dos povos indígenas na América do Norte. Como co-coordenadora do Grupo Maior de Povos Indígenas para o Desenvolvimento Sustentável, ela envolve as comunidades indígenas no trabalho em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mas isso não a impediu de encontrar tempo para a Sixth World Solutions, uma consultoria que trabalha para promover a capacitação nas comunidades Navajo.

Emmanuela Shinta

Ativista, cineasta e escritora, Indonésia

Foto: CIFOR

O povo Dayak, de Bornéu, há muito enfrenta o preconceito e a discriminação de seus compatriotas não-indígenas – mas Shinta é uma jovem mulher em uma missão para mudar isso. Desde que fundou a Ranu Welum Foundation há três anos para capacitar os jovens Dayaks a documentar a destruição de sua ilha e defender seus direitos, ela agora está espalhando sua mensagem com uma série de turnês globais de histórias – com Bonn como sua última parada.