Foto: Jorge Ferreira / Mídia NINJA

Texto: Ana Rodrigues / Mídia NINJA

No fim da tarde desta quinta-feira, (10), cerca de 10 a 20 mil* pessoas saíram às ruas da região central de São Paulo contra o aumento das tarifas de ônibus e metrô.  O valor do aumento foi o dobro do da inflação, diferente do salário mínimo que foi reajustado abaixo do aprovado.

Com palavras de ordem como ” Lutar, criar, o poder popular” a multidão na sua maioria de jovens se concentrou em frente ao Teatro Municipal e caminhou até a Rua Consolação, onde um cordão da polícia militar impediu que o ato continuasse até seu destino final, a Praça do Ciclista.

Um número exorbitante de policiais da PM acompanhou o ato que foi pacífico. Eram dezenas de viaturas, ônibus, caminhões da tropa de choque e policiais em motos tentaram intimidar os manifestantes. O ato acabou por voltar das 21h30. E já tem data para a realização do próximo, dia 16 de janeiro, quarta-feira, na Praça do Ciclista.

Confira a galeria de fotos:

Foto: Eduardo Makino / Mídia NINJA

Fotos: Terremoto / Mídia NINJA

Foto: Igor Siqueira / Mídia NINJA

Fotos: Igor Siqueira / Mídia NINJA

Foto: Jorge Ferreira / Mídia NINJA

Fotos: Leo Olhier e Jorge Ferreira / Mídia NINJA

Foto: Eduardo Makino / Mídia NINJA

Fotos: Igor Siqueira e Leo Olhier / Mídia NINJA

Foto: Paulo Iannone / Mídia NINJA

Fotos: Terremoto e Paulo Iannone / Mídia NINJA

Foto: Pedro Costantini / Mídia NINJA

Fotos: Mídia NINJA

Fotos: Pedro Costantini e Leo Olhier / Mídia NINJA

Foto: Jorge Ferreira / Mídia NINJA

Fotos: Thais Marinho / Mídia NINJA

Foto: Thais Marinho / Mídia NINJA

 

*O número total de participantes é impreciso. De acordo com a organização oficial do MPL foram 20 mil pessoas. A Polícia Militar não informou oficialmente sua estimativa nem outra aferição científica foi divulgada até o momento. Jornalistas independentes citam de 3 a 8 mil pessoas.