.

A Casa Japuanga do Projeto Alberto Seabra 1128 abre suas portas para receber a festa do Tecnoxamanismo (uma associação de pesquisadores envolvidos com questões de ciência, tecnologia, ancestralidade e futuro). O objetivo da festa é alavancar a campanha do Catarse: Mutirão da Saúde Pataxó 2019, que prevê a construção de um centro de saúde indígena referencial e replicável na Aldeia Pará Pataxó, Caraíva, Sul da Bahia

No Brasil vivemos um momento de retaliação aos programas de saúde indígena, pois estes estão sendo ameaçados pelos atuais decretos governamentais, que tem destituído seus direitos exonerando cargos, destruindo secretarias, desestabilizando os atendimentos nas aldeias. Momento preciso para apoiar essa causa! A criação desse centro de saúde indígena a ser feito na costa do descobrimento junto com os descendentes dos primeiros povos a enfrentarem a colonização portuguesa nos anos 1500, representa simbolicamente a retomada da autonomia e da saúde indígena.

A rede do tecnoxamanismo realizou seu segundo festival internacional na Aldeia Pará em 2016, quando ajudou os parentes a construir uma agrofloresta, instalar um ponto de cultura, a salvar algumas nascentes de água, a ter acesso a internet, e agora 3 anos depois, segundo as palavras do Cacique Djalma representante da Aldeia Pará, a comunidade deseja que a rede lhes ajude a levantar um centro de saúde indígena, ambulatorial e tradicional, que se preste ao atendimento com médico, dentista, enfermeiro, mas também seja o espaço das plantas medicinais, das massagens tradicionais, dos banhos de ervas, das defumações, esfregação, chás e técnicas de pajelança.

A festa tem como objetivo alavancar essa campanha de saúde. Todo o dinheiro gerado na festa será revertido ao projeto de mutirão da saúde, onde todos poderão participar, em outubro de 2018. Mais informações, inscrições, colaborações no link.

Confira a programação completa: