.

A ciência produzida nas universidades federais do Brasil é destaque no mundo inteiro. Dessa vez foram os jovens do projeto “The Myths Brazil Team” (TMB) — da Universidade Federal Fluminense (UFF) —, que participaram da NASA Human Exploration Rover Challenge, competição realizada anualmente para incentivar jovens de todo o mundo a desenvolver um veículo movido pela força humana e que possa se locomover na superfície de outro planeta.

Os alunos da UFF se reuniram, criaram, construíram e testaram novas tecnologias capazes de enfrentar os desafios de ambientes interplanetários, o que resultou na construção de um rover, um triciclo a pedal pilotado por dois “cosmonautas”. A equipe agora irá rever os processo e retornar ao trabalho na próxima edição da competição em 2020.

A UFF é uma das universidades afetadas pelo corte de orçamento do ministro Abraham Weintraub, que causará a descontinuidade de políticas e projetos educacionais da instituição. Segundo Claudio Lucas da Nóbrega, o reitor da universidade, os cortes “praticamente inviabilizam a faculdade”, que terá um impacto de R$45 milhões no orçamento. Hoje a universidade fluminense atende mais de 50 mil pessoas, em nove municípios, produzindo conhecimento e interagindo com a sociedade.