Por Victória Amaro | Copa FemiNINJA

Foto: Reuters

De um lado, conhecidas como Banyana Banyana as sul africanas comandadas pela técnica Desiree Ellis são estreantes na competição e tem como principais nomes na equipe a zagueira experiente Van Wyk e a garota Thembi Kgatlana (23), artilheira da Copa Africana de Nações em 2018 e em janeiro foi eleita Rainha da África, ou seja, melhor jogadora do continente. De outro, “La loja” como é conhecida a seleção espanhola, participa pela segunda vez do mundial tem como destaque a jogadora Irene Paredes considerada uma das melhores zagueiras do mundo e Jennifer Hermoso uma bela atacante que tem faro de gol.

Primeiro tempo foi marcado por um jogo bem intenso a equipe espanhola com seu toque de bola característico e a equipe africana com velocidade principalmente com Kgatlana pelo lado esquerdo, que em um desses contra-ataques entrou com a bola mais para o meio do campo perto da grande área adversária mandou um belo chute e abriu o placar aos 25 minutos.

No segundo tempo, nos primeiros 10 minutos a equipe espanhola pressionou bastante mas logo depois o jogo ficou equilibrado. Aos 65 minutos foi marcado um pênalti para a la roja após a bola desviar na mão da zagueira Van Wyk, Jennifer Hermoso converteu a penalidade empatando o jogo, logo após a Espanha teve um gol anulado e aos  80 minutos foi constatado pelo árbitro de vídeo (VAR) pênalti de Vilakasi que deixou o pé na coxa de Lucía García, Hermoso novamente balançou as redes e virou o placar, García fechou o placar em uma bela jogada aparecendo de surpresa entre as zagueiras africanas ficando cara a cara com a goleira e em um belo drible ficou livre para ampliar.

Espanha na volta do intervalo mostrou um toque de bola mais rápido, objetivo onde as jogadoras se aproximaram conseguindo ter tabelas para chegar ao gol adversário. Já a África do Sul iniciaram a partida usando de sua velocidade e força, conseguiram jogar muito bem durante o primeiro tempo com a defesa bem compacta e utilizando as pontas, principalmente com Kgatlana no lado esquerdo onde surgiu o gol. Infelizmente na segunda etapa não conseguiram manter o ritmo e foram superadas. Destaques para Jennifer Hermoso e Lucía Garcia do lado espanhol e para a zagueira Van Wyk que até a penalidade vinha fazendo um jogo seguro e Kgatlana autora do primeiro gol na estreia das Bayana Bayana em mundial.