Foto: Mídia NINJA

Foi ao ar nesta semana mais uma edição do programa dos Estudantes NINJA com um formato mais dinâmico e interativo.

Tivemos a presença das estudantes Michelle Guimarães, estudante de Nutrição da UERJ, Caroline Falzoni, estudante de farmácia no IFRJ campus Realengo e da professora de Cinema e Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense, Nina Tedesco, que debateram sobre o projeto Future-se.

Apresentado oficialmente somente no dia 17/07 aos reitores, o novo projeto do Governo Federal para a educação, foi pauta do primeiro e segundo programa dos Estudantes NINJA. Propostas do Future-se como a permissão de que universidades públicas e institutos federais captem recursos em instituições privadas, contração de professores sem ser através de concursos públicos e criação de Organizações Sociais (OS) para a gestão administrativa das faculdades, preocuparam a comunidade acadêmica. Sobre os interesses das empresas privadas em áreas que hipoteticamente conseguem gerar produtos e que são “estratégicas” para elas, Nina Tedesco enfatizou:

“Senão houver a garantia do financiamento público e todo mundo tiver que correr atrás de financiamento privado, é óbvio que algumas áreas vão conseguir captar, mas a maioria não vai. Quem vai investir na licenciatura?”.

Os estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) também marcaram presença nessa edição nos contando o que rolou e está rolando por lá. Eles que ocupam o campus desde após a suspensão pelo MEC, anunciado por Bolsonaro em seu twitter, do vestibular que a faculdade lançou especificamente para candidatos transgêneros e interssexuais, nos disseram que não irão desocupar o prédio até que seja elaborado um novo edital.

“Nós temos duas pautas e não recuaremos até cumpri-las: A primeira é a publicação do edital. E a segunda é que queremos uma auditoria pública urgente na UNILAB para falar sobre o projeto Future-se e uma posição contrária a ele.”

Explicaram ainda um pouco do trabalho incrível que a universidade desenvolve para ser de fato um espaço para todes.

O programa vai ao ar toda terça-feira às 20h! Se inscreva no canal e ative o sininho para receber notificações da programação da TV NINJA!