Flávia Saraiva – Arquivo Instagram @flavialopessaraiva

A quarta-feira (31) foi mais um dia cheio para as mulheres nos Jogos Pan-Americanos. No encerramento das disputas da ginástica artística no Peru, o Brasil faturou mais uma medalha, novamente com Flávia Saraiva. Quem passou pertinho do pódio foi a dupla do nado artístico, Laura Miccuci e Luisa Borges. Ainda teve decisão no hipismo dominada pelas mulheres e recorde brasileiro no badminton. Confira abaixo os principais acontecimentos do dia no Pan.

Mais uma medalha

As brasileiras Flávia Saraiva e Thais Fidélis retornaram ao ginásio para a disputa da final individual por aparelhos. Flávia foi a representante do país na trave, mas a apresentação não terminou tão bem. Em uma série de alto nível de dificuldade, a atleta sofreu um desequilíbrio e uma queda, perdendo pontos. Terminou em quinto lugar, com 12.300 pontos, e o pódio foi formado pela americana Kara Eaker, a canadense Ann Black, e Riley Cusker, também dos Estados Unidos.

Mas não demorou para Flavinha dar a volta por cima e sair com uma medalha no peito. A ginasta abriu a final do solo com uma apresentação segura e carismática, que levantou o público presente. Com 13.766 pontos conquistados, faturou a medalha de bronze, ficando atrás da canadense Brooklyn Morrys e, novamente, Kara Eaker. Thais Fidélis também disputou a decisão do solo, mas sofreu desconto significativo por sair do tablado logo no início de sua série, terminando na sétima colocação.

Passou perto!

As brasileiras também se destacaram na final de duetos do nado artístico, e quase levam um bronze para casa. No somatório da rotina técnica e rotina livre, Laura Miccuci e Luisa Borges conseguiram 162.2214 pontos, ficando atrás das duplas de Canadá, México e Estados Unidos, que ocuparam o pódio. As brasileiras superaram a falta de entrosamento, já que Laura se juntou à equipe há apenas duas semanas para substituir Maria Clara Lobo, suspensa por doping.

Domínio feminino

Tina Irwin, Sarah Lockman e Jennifer Baumert, hipismo – Allen MacMillan, reprodução twitter USDF Official @USDF

A final individual do adestramento já contava com mulheres em peso: dos 18 conjuntos, 13 eram formados por mulheres e seus cavalos, e apenas cinco por homens. O domínio feminino apareceu também na classificação geral, já que entre os 10 melhores colocados, oito foram mulheres. A americana Sarah Lockman, com First Apple, levou a medalha de ouro, seguida da canadense Tina Irwin, com Laurencio, e de Jennifer Baumert, com Handsome, dos Estados Unidos.

Recorde e classificação

O Brasil já garantiu cinco medalhas no badminton, superando a melhor marca da história, conquistada em 2015, quando o país subiu ao pódio em três ocasiões. O feito foi confirmado após classificação para as semifinais com as duas duplas femininas, dupla mista, além do individual e dupla masculina. Pela manhã, Fabiana Silva e Tamires superaram as chilenas Ashley Montre e Constanza Naranjo por 2 sets a 0.

Mais tarde, foi a vez de Jaqueline Lima, ao lado de Fabrício Farias, carimbar a classificação ao superar a dupla dominicana, também por 2 a 0. Jaqueline ainda voltou à ação, desta vez ao lado de Samia Lima, para encarar a dupla peruana formada por Dinica Nishimura e Daniela Macias, e a confirmação da medalha veio após vitória de virada por 2 a 1. O revés veio apenas na disputa inidividual, quando Fabiana Silva foi superada por Nikte Sotomayor, da Guatemala.

Arquivo pessoal @chloecalmon

Nas disputas do mar, Chloé Calmon avançou mais uma etapa no longboard após vencer sua bateria, contra representantes do Equador e Peru, somando 14.66 pontos. O Brasil também está vivo na disputa do stand up paddle com Nicole Pacelli, que superou as oponentes de Estados Unidos e Argentina para passar de fase. Infelizmente, no surfe, Karol Ribeiro encerrou sua participação nos Jogos de Lima 2019, após eliminação na repescagem.

No tênis, Carol Meligeni mostrou superação para vencer a canadense Rebecca Marino, uma das favoritas na competição. Depois de sair perdendo o primeiro set por 7/5 e levar 3/0 no segundo, a brasileira emendou uma sequência de vitórias em cinco games consecutivos para encaminhar o triunfo por 2 sets a 1, em 2h13m de partida.Outra brasileira que venceu na disputa de simples foi Luisa Stefani, que superou a mexicana Giuliana Olmos e conseguiu classificação às oitavas.