Foto: Nonato Gouveia / Estudantes NINJA

O Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste emitiu um manifesto sobre a medida do Banco do Nordeste de corte na programação dos Centros Culturais do Banco. O documento conta com a assinatura de todos os secretários e dirigentes de cultura dos estados nordestinos.

No documento, o Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste “se posiciona com preocupação, manifestando-se contra as medidas e se colocando à disposição para o diálogo junto à presidência do BNB, no sentido de encontrar alternativas para que não ocorram mais retrocessos nas políticas públicas para o setor e na programação de seus centros culturais”.

Leia a carta na íntegra:

MANIFESTO SOBRE AS MEDIDAS DO BANCO DO NORDESTE RELACIONADAS AOS SEUS CENTROS CULTURAIS

O Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste entende que os Centros Culturais do Banco do Nordeste (BNB) são equipamentos fundamentais para o desenvolvimento da cultura da região.

Localizados em Fortaleza e Juazeiro do Norte (Ceará) e Sousa (Paraíba), os equipamentos são ambientes não só de acesso aos bens e serviços culturais, como também ambientes de políticas públicas de cultura realizadas pelo BNB reconhecidas pela sociedade, por artistas e produtores como referências importantes no Brasil.

Os Centros são espaços de fruição e formação artísticas e de democratização do acesso à arte e cultura no país. Encarregados de movimentar a economia criativa principalmente de artistas do Nordeste, também são responsáveis por gerar emprego e renda a vários trabalhadores e agentes culturais. Portanto, os Centros Culturais do BNB são importantes para uma vida cultural não só do Ceará e da Paraíba, mas da região como um todo.

O Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste, dessa forma, considera um retrocesso o cancelamento de atividades e o risco de fechamento dos Centros Culturais do BNB, noticiado na última quarta-feira (26/6/2019) pela imprensa, expressando, desde já, seu apoio a todos os agentes culturais e à população que foram prejudicados com a determinação do Banco.

Nesses termos, considerando o cancelamento de atividades e o risco de fechamento dos Centros Culturais do BNB, o Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste se posiciona com preocupação, manifestando-se contra as medidas e se colocando à disposição para o diálogo junto à presidência do BNB, no sentido de encontrar alternativas para que não ocorram mais retrocessos nas políticas públicas para o setor e na programação de seus centros culturais.

30 de junho de 2019.
Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste

ARANY SANTANA NEVES DOS SANTOS
PRESIDENTA DO FÓRUM DOS SECRETÁRIOS E DIRIGENTES ESTADUAIS DE CULTURA DO NORDESTE
SECRETÁRIA DA CULTURA BAHIA

MELLINA TORRES FREITAS
SECRETÁRIA DA CULTURA ALAGOAS

FABIANO DOS SANTOS PIÚBA
SECRETÁRIO DA CULTURA CEARÁ

DIEGO GALDINO DE ARAUJO
SECRETÁRIO DA CULTURA MARANHÃO

DAMIÃO RAMOS CAVALCANTE
SECRETÁRIO DA CULTURA PARAÍBA

GILBERTO FREYRE NETO
SECRETÁRIO DA CULTURA PERNAMBUCO

FÁBIO NOVO
SECRETÁRIO DA CULTURA PIAUÍ

JOAQUIM CRISPINIANO NETO
SECRETÁRIO DA CULTURA RIO GRANDE DO NORTE

CONCEIÇÃO VIEIRA
FUNDAÇÃO CULTURA DE SERGIPE – FUNCAP