foto: Kate Warburton

Jair Bolsonaro assinou hoje o decreto que flexibiliza a posse de armas, e que traz alterações como o tempo de validade de registro, também possibilita que praticamente todas as pessoas com mais de 25 anos e sem antecedentes criminais tenham até 4 armas em casa, sem precisar provar a necessidade de ter uma. Um critério também é morar em regiões onde a taxa de homicídios seja igual ou maior que 10 mortes a cada 100 mil habitantes. Todos os estados se encaixam nessa estatística, deixando menos de 2 mil municípios de fora.

Ao invés de pensar numa política de segurança que diminua a violência, governo estimula que mais pessoas tenham armas em casa, podendo gerar ainda mais insegurança e mortes.

Precisamos lembrar: somos o país que mais mata pessoas LGBTs e o quinto maior em taxa de feminicídio por crimes cometidos, na maioria dos casos, dentro de casa. No campo, os indíces de violência cresceram muito, tendo em 2017 a maior quantidade de assassinatos dos últimos 15 anos, sendo 5 desses por massacres.

Confira o que mais pessoas estão falando sobre isso: