Lula subiu mais um ponto e pode vencer as eleições já no primeiro turno, que acontece neste domingo (2)

Foto: Ricardo Stuckert

Por Mauro Utida

A pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (29) pelo jornal Folha de S.Paulo, apontou que o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possui 50% das intenções de voto no primeiro turno contra 36% do atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL).

Com praticamente a mesma vantagem da pesquisa anterior, Lula pode vencer as eleições já no primeiro turno, que acontece neste domingo (2).

Na soma dos votos totais, Lula tem 48% e subiu um ponto em relação a pesquisa anterior, divulgada no último dia 23. Bolsonaro também subiu um ponto e está com 34%. Ciro Gomes (PDT) caiu um ponto percentual e foi para 6%; Simone Tebet (MDB) manteve os 5% e Soraya Thronicke continua com 1%. Brancos e nulos somam 3%.

A queda de um ponto percentual dos votos totais de Ciro Gomes e a estabilidade de outros candidatos mostra que a campanha ‘Vira Voto’, que teve o apoio de artistas e cantores, foi muito bem sucedida até o momento. A mobilização para a vitória de Lula no primeiro turno também conta com a campanha ‘Tira Voto’.

A expectativa agora é para o debate da Globo entre os candidatos à Presidência que pode ser decisivo.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 27 e 29 de setembro.

Leia mais:

Vai votar: artistas fazem campanha para incentivar eleitores a votarem no domingo (2)

Pesquisa mostra que 74% dos brasileiros confiam nas urnas eletrônicas

TSE proíbe transporte de armas e munição antes, durante e depois das eleições

Vira voto: artistas gravam música por eleição de Lula em primeiro turno