A Voar vem da motivação da luta contra o racismo e o cansaço que esse enfrentamento gera.

Foto: Matheus Leite

“Um dia você vê um homem negro sendo tratado como um ladrão porque comprou dois tênis à vista para os filhos, no outro você vê um colega que foi baleado pela polícia enquanto ia de bicicleta para o trabalho. Por mais que você lute, o racismo não para e atinge desconhecidos, pessoas próximas ou mesmo alguém de destaque”, disse Matheus Leite, ao lembrar que o despertar para a realização do curta-metragem foi o caso envolvendo o ator do Bando de Teatro Olodum, Leno Sacramento, baleado pela polícia em Salvador, em junho do ano passado.

Matheus Leite é o idealizador de A Voar. Em 2018, o fotógrafo também lançou o clipe Formatura Preta, que viralizou nas redes sociais. Após essa produção, ele volta a colocar a negritude em primeiro plano e a mexer nas estruturas com um tom esperançoso.

A Voar conta com narração do cantor Lazzo Matumbi, música do rapper Don L e atuações de Heraldo de Deus e Isabelle Cruz, cada um dos dois representando o desgaste e a esperança frente ao futuro. Afinal, os obstáculos são muitos e estão aí, todos os dias e precisam ser combatidos.

Assista: