Imagem: divulgação FCT

O Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT), que reúne indígenas, caiçaras e quilombolas desta região e as instituições parceiras, lançaram um manifesto contra Bolsonaro. A carta alerta grande preocupação com as manifestações irresponsáveis do candidato do PSL.

No manifesto, o Fórum alerta contra a extinção de importantes instituições públicas como Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, ICMBio, Ministério da Cultura e o enfraquecimento de políticas públicas ligadas a estes órgãos, assim como aquelas relacionadas à FUNAI, Fundação Palmares, INCRA e IPHAN.

“Estas declarações são uma ameaça ao nosso patrimônio ambiental e cultural, protegidos pela constituição federal”, diz o manifesto. “A flexibilização de legislações e instrumentos de proteção desses patrimônios atendem tão somente aos interesses dos setores do agronegócio, mineração, especulação imobiliária, empreiteiras e construtoras, entre outros setores empresariais que tem por objetivo ampliar suas fronteiras e aumentar incessantemente seus lucros às custas da expropriação da natureza e dos territórios tradicionais e do acirramento dos conflitos no campo”.

Confira o manifesto completo abaixo:

MANIFESTO PELA DEMOCRACIA E GARANTIA DOS DIREITOS DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS

O Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT), que reúne indígenas, caiçaras e quilombolas desta região e as instituições parceiras abaixo subscritas, vem a público externar grande preocupação com as manifestações irresponsáveis do candidato a presidência Jair Messias Bolsonaro no que se refere a sua intenção de desmontar e até mesmo extinguir importantes instituições públicas como Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, ICMBio, Ministério da Cultura, e enfraquecer políticas públicas ligadas a estes órgãos, assim como aquelas relacionadas à FUNAI, Fundação Palmares, INCRA e IPHAN.

Estas declarações são uma ameaça ao nosso patrimônio ambiental e cultural, protegidos pela constituição federal. A flexibilização de legislações e instrumentos de proteção desses patrimônios atendem tão somente aos interesses dos setores do agronegócio, mineração, especulação imobiliária, empreiteiras e construtoras, entre outros setores empresariais que tem por objetivo ampliar suas fronteiras e aumentar incessantemente seus lucros às custas da expropriação da natureza e dos territórios tradicionais e do acirramento dos conflitos no campo.

Acreditamos que esses órgãos são importantes conquistas da democracia e precisam ser mantidos, aprimorados e fortalecidos, uma vez que são fundamentais na proteção do meio ambiente, na salvaguarda das manifestações culturais tradicionais, bem como no reconhecimento dos territórios tradicionais, manutenção e fortalecimento de políticas públicas para os povos e comunidades tradicionais e garantia dos direitos já adquiridos.

DESSA FORMA, NOS POSICIONAMOS EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITOS E DESTAS INSTITUIÇÕES CITADAS, QUE SÃO FUNDAMENTAIS À PROTEÇÃO E GARANTIA DE DIREITOS AMBIENTAIS E CULTURAIS DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS E DE TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA E NOS POSICIONAMOS TAMBÉM CONTRA OS RETROCESSOS QUE A POSSÍVEL ELEIÇÃO DESTE CANDIDATO REPRESENTARÁ.

Assinam o manifesto:

Fórum de Comunidades Tradicionais Indígenas, Quilombolas e Caiçaras de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba – FCT

Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira

Fórum de Cultura do Litoral Norte

Fórum Contra a Privatização da Baía da Ilha Grande

Associação da Comunidade Quilombola Gibrié de São Lourenço – Barcarena / PA

Associação de Comunidades Remanescentes de Quilombo do Estado do Rio de Janeiro – ACQUILERJ

Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ

Coordenação Nacional das Comunidades Tradicionais Caiçaras – CNCTC

Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos Extrativistas Costeiros Marinhos – Coordenadoria Rio de Janeiro – CONFREM /RJ

Comissão Guarani Yvyrupa – CGY

Comitê de Salvaguarda do Fandango

Movimento dos Ameaçados por Barragens – MOAB

Museu Caiçara de Ubatuba – SP

Grupo de Fandango Caiçara de Ubatuba – SP

Liga Cultural Afro-brasileira

Associação de Amigos Remadores da Canoa Caiçara – AARCCA

Sociedade Angrense de Proteção Ecológica – SAPÊ

Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE

Laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade – LIEAS/UFRJ

Núcleo de Ensino e Pesquisa em Planejamento Territorial – UERJ

Núcleo de Estudos em Território, Ações Coletivas e Justiça – NETAJ/UFF

Grupo de Pesquisa (CNPQ): Espaços Educativos e Diversidade Cultural – UFF

Laboratório de Estudos sobre Conflitos, Cidadania e Segurança Pública – UFF