Foto: Lucas Ferraz

Diante do anúncio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que colocou fim à realização do FICA – um dos festivais de cinema ambiental mais importantes do mundo, realizadores audiovisuais, estudantes, comerciantes e comunidade em geral se organizaram para realizar o Festival de Goyaz. Com uma extensa programação de filmes goianos, além do 14 Festival Gastronômico e do Mercado das Culturas, as ações começaram na última quinta-feira (5) e seguem até o próximo domingo (9).

Durante mais de 20 anos a antiga Vila Boa de Goyaz foi palco de importantes premiações e exibições de filmes com temática ambiental, que movimentaram a cidade e a economia local. Hoje, com o alinhamento do governo estadual às políticas federais para a cultura e meio ambiente, o festival deixou na cidade um vazio difícil de ser ocupado. “Antes, tínhamos apoio do governo e o festival nos dava sustento. Hoje, somos nós que nos organizamos para manter essa programação e a cultura viva”, reclama Marco Welton, responsável por um dos mais tradicionais bares da cidade – o Morro do Macaco Molhado.

Através dessa produção, a comunidade se engajou na construção de pontes entre o tradicional e o contemporâneo. Antigos moradores da cidade dividem com universitários a luta, discutem juntos ações possíveis para manterem sua cultura. Segundo Marcela Borela, professora do IFG, a comunidade cinematográfica na cidade pode chegar a mais de 200 pessoas. “Quando o IFG foi convocado pela cidade e pela associação dos bares e pousadas, foi uma motivação incrível”.

A programação do festival, que também conta com mais de uma dezena de shows e rodas de conversa, é totalmente gratuita e ocupa espaços históricos da cidade, patrimônio da humanidade. Acompanhe nossa cobertura através de nossas páginas e fique sabendo mais sobre o evento.

Confira abaixo, em nosso IGTV, depoimento de Marcela Borela, do IFG, sobre o Festival de Goyaz.

Foto: Lucas Ferraz

Foto: Pablo Goya

Foto: Lucas Ferraz

Foto: Lucas Ferraz