.

A imagem do Brasil na mídia internacional não melhorou nada com o discurso de Jair Bolsonaro durante a abertura da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York. Em seu discurso, o presidente brasileiro apresentou ataque aos povos indígenas e não só, Bolsonaro tentou deslegitimar a figura internacionalmente respeitada de Raoni Metuktire, por sua luta em defesa da floresta Amazônica. Além disso, o viés ideológico esteve fortemente presente, mirando em Cuba, Venezuela e no socialismo. A delegação cubana que estava presente, deixou a sala durante o pronunciamento de Bolsonaro. Seu discurso foi caracterizado como “indelicado”, “agressivo” e “desnecessário”.

Confira a repercussão da mídia internacional do discurso:

🇫🇷 França:

Segundo o Le Monde, o presidente brasileiro demonstrou uma postura de grande intolerância e contradisse “declarações consensuais” de seus antecessores com suas afirmações sobre a Amazônia.

🇬🇧 Reino Unido:

Para o britânico The Guardian, Bolsonaro fez uma defesa perversa e conspiratória de seu registro ambiental, culpando Emmanuel Macron e a mídia “mentirosa” por exaltar os incêndios deste ano na Amazônia.

🇺🇸 Estados Unidos:

Para o norte-americano The New Yorker, Bolsonaro apresentou defesa surreal de suas políticas para a Amazônia. “Bizarro presidente brasileiro de extrema-direita, que de certa forma supera Donald Trump, culpou a “mídia mentirosa e sensacionalista” por propagar notícias falsas sobre destruição da floresta Amazônica.”