Mensagens vazadas de cunho machista e homofóbico do governador Ricardo Rosselló foram só o estopim para uma jornada de manifestações nas ruas de Porto Rico.

Foto: Victor Herege

As ruas estão lotadas em Porto Rico, a colônia americana. Em marchas convocadas desde a última semana, inclusive por figuras de fama internacional como Benicio Del Toro e Ricky Martin, Porto Rico viu crescer uma onda de manifestações pedindo a renúncia do governador Ricardo Rosseló. Muitos comparam com a Jornada de Junho de 2013 no Brasil, ou as manifestações na Guatemala em 2015. Nas ruas, uma mistura de “festa da diversidade” e um barril de pólvora orquestrada pela violência policial.

O governo de Rosselló é acusado por uma série de corrupções envolvendo os fundos destinados à recuperação dos estragos provocados pelo Furacão Maria, há quase dois anos. A tragédia deixou Porto Rico sem água limpa, sem hospitais e luz por meses e até mais de um ano em algumas regiões. Dois ex-integrantes seniores da administração foram presos e acusados de fraudes. As consequências disso são 4.645 mortes, um verdadeiro genocídio.

O estopim dos manifestos, no entanto, foi o vazamento de diálogos no Telegram revelando piadas com a morte de pessoas e o acúmulo de cadáveres nos freezers fazendo com que familiares esperem mais de 3 meses pra enterrar seus mortos. Os diálogos foram revelados no dia 13 de julho pelo Centro de Jornalismo Investigativo de Porto Rico. Eles tiveram acesso a 889 páginas de chat, com uma série de conversas envolvendo machismo, LGBTfobia, misoginia, gordofobia. A autópsia de um perfil conservador extremamente preconceituoso.

O diálogo que mais tem circulado nas redes envolve o cantor Rick Martin. Na conversa, um funcionário diz que “Ricky Martin é tão machista que transa com homens porque as mulheres não lhe servem. Puro patriarcado”. O cantor reagiu e é uma das personalidades que tem conclamado os porto-riquenhos às mobilizações.

View this post on Instagram

Que governantes são fantoches, quase todos sabem, é público e notório em sua maneira de governar. Destroem a instituição pública por anos, pra que o povo acredite que a privatização é a solução, isso vem acontecendo mesmo antes do furação Maria que destruiu e gerou mortes e ao mesmo tempo serviu pra que muito dinheiro federal entrasse em Porto Rico, criando assim uma oportunidade de roubar o que é destinado à recuperação pra voltar à normalidade na colônia Porto Rico. Agora o governador se expõe em casos de corrupção criando uma oportunidade para que a extrema direita faça uma intervenção autoritária. As razões para que Porto Rico não seja mais um estado incorporado e permaneça como colônia é em sua origem, xenofóbica e racista, dizem que os porto-riquenhos são muito diferentes e por isso não devem ser um Estado. Outra razão óbvia é que PR, por ser colônia, não pode declarar-se em estado em quebra e assim não pagar a dívida até que se recupere a economia, sendo colônia PR tem que seguir pagando a dívida e os enormes impostos. Ricky não vai renunciar porquê se o fizer, será julgado rápido por um tribunal comum! Permanecendo governador ele tem foro privilegiado e assim como no Brasil com Collor, não será condenado! A extrema direita é capaz de tudo! Porto Rico, vejam o que aconteceu em junho de 2013 no Brasil, transformaram uma manifestação popular em uma manifestação pelos interesses da elite de extrema direita Brasileira, que agora este no poder! Esses que defendem a família e se dizem cristãos, são os primeiros a defender pena de morte, Deus acima de tudo, e que se danem os pobres! PR precisa conhecer a história recente do Brasil que é o que está passando agora aí! Uma manobra pode estar em curso para controlar completamente o processo de privatização de todos os bens públicos de PR! Eles começam sucateado as instituições e depois que está uma droga, fazem o povo acreditar que o privado é melhor do que o público! Eles fazem a gente acreditar que a democracia é uma merda, que todos são corruptos! Que a democracia é a própria corrupção e que uma via autoritária se faz necessária! Não caiam nessa!

A post shared by Victor Herege (@victorherege) on

Porto Rico é oficialmente Estado Livre Associado, um território não incorporado dos Estados Unidos. Com uma riqueza natural exuberante e destino popular de turistas do mundo inteiro, Porto Rico, no entanto, vive mais de dez anos de recessão econômica. Sua dívida de mais de US$ 70 bilhões provocou uma moratória e a prisão de funcionários do governo por fraude de US$ 15,5 milhões entre 2017 e 2019.

O último referendo, realizado em junho de 2017 e comemorado pelo governo de Rosselló, mostrou o apoio da população porto-riquenha pela aprovação de Porto Rico como estado americano (97,18% a favor). Contudo, a participação foi historicamente baixa, apenas 22,99% participaram do pleito. Desde então, a crise econômica, alavancada pela tragédia do Furacão Maria, só fez a crise porto-riquenha ampliar. Nas ruas de San Juan, muitos ainda pedem pela “descolonização” de Porto Rico, alertando que a subordinação política aos Estados Unidos impede a soberania e tomada de decisões a respeito da crise.

Texto: Mídia NINJA com contribuições de Victor Herege

Imagens: Victor Herege

Foto: Victor Herege

Foto: Mídia NINJA