Primeira reunião da bancada feminina foi realizada hoje (6), na Câmara dos Deputados. Foto: Mídia NINJA

As parlamentares eleitas para a nova legislatura da Câmara dos Deputados prometem fortalecer a voz feminina da Casa já no primeiro semestre. Em primeira reunião da bancada realizada hoje, elas salientaram a importância de unir as diferenças ideológicas e partidárias em prol da defesa da luta das mulheres.

As deputadas alertaram para o avanço da representatividade de 10% para 15% de mulheres na Câmara. “Mas o crescimento não pode ser só quantitativo, ele precisa ser qualitativo”, disse Luiza Erundina (PSOL/SP), mencionando uma necessidade de mudança cultural na postura da Câmara dos Deputados em relação às mulheres e a necessidade de unidade para o fortalecimento da pauta feminina.

Soraya Santos (PR/RJ) fez história e sem apoio do partido se elegeu a primeira secretária mulher da Câmara dos Deputados. Fotos: Mídia NINJA

No primeiro dia da nova legislatura, elas já têm o que comemorar. De forma histórica, elegeram a primeira mulher, macaense Soraya Santos (PR/RJ), na secretária da Mesa Diretora. Ela não teve apoio formal do partido em sua candidatura, mas conquistou com apoio 315 votos contra 183 do correligionário Giacobo (PR-PR) que tentava reeleição.

Entre outras ações previstas pela bancada nos próximos dias, está uma grande ação de solenidade no primeiro ano de morte de Marielle Franco, deputada assassinada no Rio de Janeiro. O ato promete ser um marco da bancada para o primeiro semestre.

Leia mais: Respeite uma mulher eleita: elas tomam posse hoje em número recorde no Congresso Nacional