Reprodução Instagram @chloecalmon

Por Beatriz Pinheiro / PanAmericana

O surfe será modalidade Pan-Americana pela primeira vez nos Jogos de Lima 2019. As disputas acontecem a partir desta segunda-feira (29) até o dia 03 de agosto, e, além do surfe regular, também contarão com as categorias longboard, stand up paddle wave e stand up paddle race. O Brasil conta com nomes de destaque no cenário do esporte e entra como um dos favoritos na briga por medalhas.

No primeiro dia, o Brasil será representado por Karol Ribeiro no surfe regular. A atleta de 20 anos, que é considerada uma das promessas da modalidade, foi a segunda melhor colocada no Circuito Latino-Americano de Surfe, no final de 2018. Outra brasileira que entrará no mar na abertura das disputas é Chloé Calmon, que competirá no longboard. Aos 24 anos, Chloé é a atual líder do ranking da World Surf League (WSL) na modalidade, além de ter faturado vice-campeonatos mundiais em 2016 e 2017.

Na terça-feira (30), será a vez de Nicole Pacelli representar o país na disputa do stand up paddle wave. Um dos maiores nomes na modalidade, a paulista foi a primeira campeã no Circuito Mundial de SUP wave. Lena Ribeiro, dona de duas medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos de praia em 2019, competirá pelo Pan apenas no sábado (03), já que a categoria SUP race acontecerá em uma disputa única.

As provas classificatórias acontecerão entre o dia 29 de julho e 02 de agosto, data em que também iniciarão as disputas pela medalha de bronze. As finais de todas as categorias serão realizadas no sábado (03).