Por Victoria Amaro / PanAmericanas

Foto: Alexandre Loureiro/COB

As meninas do Basquete deram um verdadeiro show na grande final contra os Estados Unidos no Pan de Lima e levaram ouro, esse que desde o Pan de Havana em 1991 não víamos no peito.

Na fase de grupos se classificou em primeiro lugar com três vitórias contra Canadá por 79 a 71, Porto Rico por 64 a 58 e Paraguai por 81 a 37, na semifinal enfrentou a Colômbia e venceu por 62 a 48. Na final o Brasil entrou atento no jogo desde os primeiros minutos, chegou a abrir 6 pontos de vantagem mas a seleção norte-americana conseguiu empatar e desde então os dois primeiros quartos permaneceram disputados ponto a ponto, as brasileiras terminaram o primeiro tempo a frente no placar. No terceiro quarto o jogo permaneceu acirrado e os Estados Unidos chegaram a ficar por uma cesta na frente, a partir do último quarto as meninas conseguiram 10 pontos de diferença e jogaram no erro das adversárias com tranquilidade e experiência.

A defesa bem compactada do Brasil foi um dos grandes destaques do jogo principalmente a atenção que tiveram aos rebotes e roubadas de bola. O coletivo foi perfeito mas deixo o meu destaque para Patty e Taina, foram ousadas usaram de suas habilidades individuais e fizeram a diferença, Érika e Clarissa no pivô usaram de sua experiência e comandaram o time ao topo. Com a conquista, o Brasil chega ao seu quarto ouro na história em Pan-americanos no basquete feminino.