Foto: Agência Brasil

BRASÍLIA — Projeto de lei de Jair Bolsonaro que dobra o limite de pontuação, estende a validade da carteira de motorista, diminui peso de infrações menor para quem usa capacete sem viseira e que pretende acabar com a multa para condutores que transportarem crianças fora de cadeirinhas de retenção, foi entregue nessa terça-feira (4), pessoalmente pelo presidente ao Congresso.

Uma das alterações propostas no Código de Trânsito Brasileiro por Bolsonaro estabelece que condutores que não utilizarem a cadeirinha de retenção, receberá apenas uma advertência escrita, sem multa. O PL estabelece ainda que crianças entre sete anos e meio e dez anos, mesmo sem o dispositivo de segurança, deverão ser levadas no banco traseiro. A forma como a redação do texto foi dá margem para que não haja multa até mesmo para motoristas que transportem crianças no banco dianteiro.

Hoje, o Código de Trânsito Brasileiro diz que a infração é gravíssima. As consequências são perda de sete pontos na carteira, pagamento de multa e retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada. A proposta de Bolsonaro de não aplicar multas, apenas advertência por escrito, a motoristas que desrespeitarem regras de transporte de crianças em veículos já está sendo criticada por especialistas em trânsito.

Depois da flexibilização dos porte de arma, a liberação de agrotóxicos, e tantas outros decretos, parece que as prioridades do governo de Bolsonaro é colocar a população em risco.