Por Emília Sosa, PanAmericana

Os jogos Pan-Americanos é um evento multi-esportivo que acontece de 4 em 4 anos, e tem sua sede escolhida através de uma votação que ocorre na edição anterior. Em 2019, realiza sua décima oitava edição, e tem como sede a cidade de Lima, no Peru. O Pan -Americano conta com 39 modalidades esportivas, e 41 delegações de países participantes.

Só de estar participando de uma competição deste porte, é uma para honra qualquer atleta, e estar no ranking dos 10 mais premiados é uma conquista e responsabilidade para quem representa uma nação inteira. Responsabilidade que a delegação dos Estados Unidos, Cuba, Canadá e Brasil conhecem bem, por serem os 4 primeiros colocados do quadro de medalhas.

Abaixo falamos um pouco sobre estas 4 primeiras colocadas.

4 – Brasil

328 medalhas de Ouro, 358 medalhas de Prata e, 520 medalhas de Bronze = 1206.

Hasteamento da bandeira — Foto: Divulgação/COB

O objetivo da delegação Brasileira neste ano é brigar pela segunda posição no ranking de medalhas, ultrapassando Cuba e Canadá, como afirma o vice-presidente do COB – Comitê Olímpico Brasileiro, Marco La Porta. Além da briga pelo 2º lugar, o Brasil também tem a intenção de obter o maior número de vagas para as Olimpíadas, que acontecem em Tóquio ano que vem. Nesta edição do Pan, 22 modalidades garantem vagas aos Jogos Olímpicos.

3- Canadá

455 medalhas de Ouro, 655 medalhas de Prata e, 803 medalhas de Bronze = 1913.

Isabela Onyshko et Ellie Black nas Olimpíadas do Rio 2016/ Reprodução: Site web officiel de Équipe olympique canadienne

O Canadá é a terceira nação com mais medalhas nos jogos Pan-Americanos, ficando atrás de Cuba e os Estados Unidos. Na ginástica artística, foi a única delegação a desbancar os Estados Unidos do lugar mais alto do pódio, conquistando duas medalhas de ouro, uma em 1979 e a segunda em 1999. Entre ouro, prata e bronze, soma 10 medalhas da modalidade. Neste ano vai em busca de mais uma medalha, e quem sabe, quebrar a hegemonia Estadunidense mais uma vez.

2- Cuba

875 medalhas de Ouro, 593 medalhas de Prata e, 561 medalhas de Bronze = 2029.

Mijaín López como porta-bandeira de Cuba / Jorge Zapata/EFE

Cuba é uma pequena ilha localizado na América Central e com grande tradição nos jogos Pan-Americanos. Um de seus maiores atletas é o lutador Mijaín López que possui três ouros olímpicos, quatro pan-americanos e é pentacampeão mundial. Nos Jogos de Lima, Mijaín foi nomeado como porta-bandeira de Cuba para a abertura dos jogos que acontece no dia 26, e irá defender os títulos pela luta greco-romana.

1- Estados Unidos

1964 medalhas de Ouro, 1460 medalhas de Prata e 1013 medalhas de Bronze = 4437.

Equipe feminina do revezamento 4X100m dos Estados Unidos

A delegação Estadunidense é a maior vencedora de medalha da história dos Jogos Pan-Americanos, possuindo uma diferença de mais de 2.000 medalhas para Cuba, a segunda colocada do Ranking. Em 2019, os Estados Unidos chegam em Lima com mais de 600 atletas, contendo 34 medalhistas olímpicos, para participar e brigar pelo pódio nas 36 modalidades esportivas em que participará.