Por Gabriella Lima / Copa FemiNINJA

Foto: Reuters

Na partida de estreia do grupo B da Copa do Mundo, a Alemanha venceu a China por 1×0 no estádio Rout de Lorient, em Rennes. O gol da partida foi marcado pela lateral Gwinn, em um belo chute de fora da área aos 20 minutos do segundo tempo. Com a vitória, a seleção alemã confirma o favoritismo e sai na frente na disputa de uma vaga nas próximas fases do torneio.

A Alemanha começou o jogo preenchendo bem os espaços e pressionando muito as chinesas, mas com pouca eficiência nas finalizações e poucas chances reais de gol. Aos 13 minutos, as asiáticas aproveitaram um erro na saída de bola alemã e saíram para o contra-ataque em velocidade, com Yasha Gu tabelando com Shanshan até a entrada da área e rolando para Yang Li, que bate para o gol, mas a bola desvia na zagueira Doorsoun.

Após o susto, as alemãs não conseguiram manter o mesmo volume de jogo e começaram a errar muitos passes, abrindo caminho para a China chegar ao ataque e finalizar com perigo novamente: aos 43 minutos, Yang recebeu na área e mandou a bola na trave. A sobra ficou na área e a goleira Schult fez a defesa na sequência.

Na segunda etapa, as chinesas adiantaram um pouco a marcação e a Alemanha passou a ter mais dificuldades para atacar. Porém, aos 20 minutos a lateral Gwinn aproveitou o rebote após cobrança de escanteio desviada pela zaga e bateu com muita força da entrada da área, abrindo o placar para as europeias. Após o gol, coube à Alemanha apenas administrar o jogo até o final, já que a China não apresentava mais a mesma velocidade de reação demonstrada no primeiro tempo.

Na próxima rodada, a Alemanha enfrenta a Espanha na quarta-feira (12), às 13h em Valenciennes. Já o próximo desafio das chinesas é contra a África do Sul, na quinta (13) às 16h no Parc des Princes, em Paris.