Foto: Mídia NINJA

O fim de uma era! No último sábado, 06-07, perdemos um dos maiores nomes da história da cultura brasileira: João Gilberto.

Criador da bossa nova, João Gilberto levou a música brasileira ao topo do mundo, e consolidou-a definitivamente como uma das mais importantes do planeta.

Numa junção perfeita entre complexidade e simplicidade, ganhou os principais prêmios e se apresentou nos grandes palcos do Mundo, e tem suas composições e interpretações reproduzidas em todo o planeta. Poucos na história da arte conseguiram ser tão sofisticado e popular ao mesmo tempo.

Baiano de Juazeiro, é a principal referência musical dos grandes nomes da música popular brasileira junto com Tom Jobim, e sua personalidade forte e perfeccionismo o transformaram numa lenda ainda em vida.

Parte aos 88 anos deixando um legado inestimável e incalculável para a cultura do Brasil e de todo o Mundo. João Gilberto talvez seja a maior e melhor representação da potencialidade e criatividade da experiência civilizatória e antropológica que é o Brasil.

Em tempos difíceis, onde a submissão e o pensamento mesquinho e preconceituoso ganham força e ameaçam colocar o Brasil novamente no lugar de Colônia, entregue aos interesses internacionais, é fundamental manter viva a altivez e o lugar de grandeza que ele colocou a Música e a Cultura brasileira.

E é com este sentimento que também nos despedimos dele e estivemos no Teatro Municipal nesta tarde, 08-07, registrando a belíssima despedida de familiares, amigos e fãs.

Acima de tudo, é preciso acreditar no Brasil de João Gilberto. E assim seguiremos, no ritmo da sua música e com a força dos seus pensamentos!

Valeu João…