Texto traduzido desse tweet de Maria Riot, trabalhadora sexual e ativista feminista, uma “Puta feminista”.

PutaDay em Belo Horizonte, 2017. Foto: Mídia NINJA

“Hoje é dia das Trabalhadoras Sexuais, em comemoração ao dia 2 de junho de 1975, quando mais de 100 prostitutas ocuparam a Igreja de Saint-Nizier de Lyon na França, para chamar a atenção da situação de violência e assédio exercido pela polícia.

A partir dessa primeira ação, milhares de trabalhadoras sexuais começaram a se manifestar pela França e ocuparam mais 5 igrejas. Denunciavam assassinatos de prostitutas e a falta de preocupação do governo pelos seus direitos, algo que segue acontecendo.

A greve das trabalhadoras sexuais na França em 1975 contou com apoio de Simone de Beauvoir que disse: “Espero que tenham sucesso e estou pronta, com minhas amigas no movimento de liberação das mulheres, para apoiar este movimento.”

Hoje em dia, nós trabalhadoras sexuais de todo o mundo seguimos lutando, levando o legado de todas as companheiras que estiveram antes e pelas que virão, para construir juntas uma sociedade que nos respeite e onde possamos contar com o reconhecimento dos direitos que merecemos.”

Foto: Clitóris da Razão