O time da Casa NINJA Lisboa foi convidado a conhecer o “Disjuntor”, um espaço coletivo onde funcionam 3 experiências de redes, localizado no Bairro Alto, epicentro da cultura e resistência, na redação do grupo de comunicação Fumaça.

Com o objetivo de tornar o “jornalismo dissidente e progressista” e com portas abertas, o Fumaça é uma das novas experiências jornalísticas de Lisboa.

Durante o percurso, contaram sobre o trabalho coletivo e o projeto “Eleições em Rede”, que reúne varias mídias independentes em Portugal para realizar uma cobertura conjunta e uma análise das eleições legislativas portuguesas que ocorrem em 6 de outubro.

No mesmo espaço, o estúdio de design Bagabaga Studios realiza seu projeto Divergente, outra mídia que reúne histórias das terras moçambicanas ao movimento lusa LGTB até o aquecimento global na Guiné-Bissau.

Nas paredes do espaço estão os desenhos do TRAÇA Atelier Arquitectura, composto por idealizadores e autores do projeto arquitetônico do Disjuntor, formando o terceiro componente do espaço coletivo.