foto: reprodução Facebook

Um grande banquete contra fome. No próximo dia 27 de fevereiro, praças, ruas, vilas e calçadas de todo o país se transformarão em salas de jantar para uma grande manifestação contra o retorno da fome e da miséria no país. Chefs de diversas nacionalidades, ativistas da alimentação saudável e produtores do campo estarão juntos na produção de um banquetaço que vai distribuir mais de 15 mil refeições. Mas a ideia não é só essa. No país que bate recorde de licenciamento de agrotóxicos, que distribui ração humana aos mais carentes, também extingue o principal órgão que colaborou no combate à fome nos últimos 25 anos.

O CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) foi extinto por Bolsonaro no primeiro dia do ano através de uma medida provisória, que prejudica os programas da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. “O CONSEA levava para dentro do governo diferentes demandas, conhecimentos e propostas. A diversidade do conselho estimulava os setores a saírem de suas caixinhas e compreenderem as necessidades e as soluções a partir de outras perspectivas”, explica Elisabetta Recine, presidente do Consea entre 2017 e 2018.

Para comer uma comida de verdade, conheça a verdade sobre a comida!

“O Banquetaço valoriza a importância da participação social, democratizando o acesso à comida de verdade. É um banquete coletivo e solidário, que pretende alertar para a fome, o excesso de agrotóxicos e outras substâncias nocivas”,

diz Glenn Makuta, representante da Associação Slow Food Brasil e um dos organizadores do Banquetaço.  

Como surgiu o Banquetaço?

foto: reprodução Facebook

Criado em 2017, o Banquetaço é uma resposta à necessidade de defender o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Aconteceu pela primeira vez em São Paulo contra a Farinata/Ração Humana, proposta pelo então prefeito João Doria. Na época, agricultores, nutricionistas, participantes do Conselho Municipal de Segurança  Alimentar e Nutricional, cozinheiros e ativistas realizaram um ato de protesto diante do Theatro Municipal de São Paulo, onde foram servidas 2 mil refeições, chamando a atenção da população sobre o DHAA, conforme o artigo 6º da Constituição Brasileira. Os pratos foram preparados com produtos orgânicos locais, doações de temperos e plantas alimentícias não convencionais (PANCs) da Horta da USP, alimentos doados por empresários e legumes, verduras e frutas que, embora com qualidade para o consumo, seriam descartados pelo CEASA.

Agora o movimento se nacionaliza em defesa da participação social na tomada de decisão em políticas alimentares como a  Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e do Manifesto Comida de Verdade, elaborado durante a 5ª Conferência Nacional de SAN, em 2015.

Confirmem presença no evento nacional aqui e conheça a página do Banquetaço.