Reprodução

O dia 24 de janeiro foi o dia que três juízes de Porto Alegre falaram por mais de 8 horas pra justificar a condenação sem provas do presidente Lula. No mesmo dia do julgamento no TRF-4 cerca de 150 jovens estavam acampados na frente da Globo no RJ com muita criatividade e resistência. Organizaram o nosso JN, o Júri Popular, mostrando que o povo quer definir os rumos do país e que o julgamento do outro JN, o Jornal Nacional do TRF-4 e do Moro não nos representa. Teve também muita poesia no Slam e um ato político com uma ampla participação de parlamentares e movimentos sociais. A recepção da população foi incrível, muitos pararam para conversar, alguns se somaram e recebemos doação até de pizza.

É o segundo acampamento na frente da emissora e a vontade e necessidade de mais ações na Globo só crescem. O acampamento se encerrou com o fim do julgamento no TRF-4, mas antes a juventude deu um recado de resistência e indignação. Às 15hs os jovens acampados entraram no prédio da emissora e jogaram tinta em seu símbolo. Um recado de resistência e indignação frente a este golpe.

Ocupações, queima de pneus, trancamentos… É hora de entrar nos “Ao Vivos” para perguntar: “Cadê a prova?” e denunciar: “Eleição sem Lula é Fraude”. Temos que espalhar essa mensagem como fizemos com o Fora Temer que incomodou e tentaram censurar até se popularizar. Vamos gritar forte que o povo não é bobo, abaixo a rede globo. Apesar dessa frase já ser famosa nos atos, parece que a emissora Globo não desiste de tentar enganar a população.

Agora chegou ao limite da cara de pau e resolveu “ouvir” o povo, talvez pra combater a identidade de golpista… A Globo, muito generosa, está nos convidando a sermos cidadãos! A enviar um vídeo (na horizontaaaal) de 15 segundos em uma linda paisagem de sua cidade dizendo o que queremos para o futuro do Brasil. Então ela vai fazer uma seleção básica do que vai passar em seus jornais. E como o povo realmente não é bobo, essa campanha já é um fracasso. A Globo não desiste da campanha, e há quem se preocupe em como a emissora vai usar esses dados, em pleno ano eleitoral.

Enquanto isso, tem muita gente indignada fazendo vídeos em cenários que mostram os problemas, e outros preferem a ironia com a campanha. Durante o acampamento em frente a Globo essa iniciativa também foi ridicularizada.

O convite foi feito, vamos postar na internet vídeos (esses podem ser na vertical e em qualquer cenário) que comentem como queremos nosso futuro sem a Globo!

Segundo dados coletados pelo Intervozes em uma pesquisa divulgada semana passada, a Rede Globo, inaugurada há 52 anos, concentra uma audiência maior que os outros 4 maiores grupos brasileiros de comunicação. Hoje é considerada a 19°maior conglomerado de mídia do mundo (foi 14ª em 2016), diz atingir quase metade da população brasileira diariamente (100 milhões), além de possuir a segunda maior rede de TV do mundo. 15 segundos para ouvir o povo é muito pouco frente a tamanha concentração de comunicação e poder. E como a gente vê por aqui, esse poder todo está bem longe de princípios democráticos, de representar a pluralidade do povo brasileiro. Afinal, a emissora tem interesses ideológicos e econômicos, a Família Marinho possui empresas, além das ligadas a Rede Globo, em diversos ramos: três no agronegócio, três na área imobiliária e uma de finanças, ainda com base na pesquisa do Intervozes.

O Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP) mostrou que em quase 8 meses em 2016 o Jornal Nacional dedicou 13 horas para criticar o Lula, essa tabela mostra a diferença entre matérias negativas e neutras sobre o presidente.

Hoje a Globo usa o direito de transmissão para contar uma história cheia de convicção e sem provas. Uma história que tem dois pesos e duas medidas. No mesmo dia 24 a Procuradora Geral da República pediu o arquivamento do inquérito  sobre caixa 2 contra o Serra, mais uma vez saindo ileso e isso quase não foi notícia. Assim como todos os outros golpistas que possuem provas contra eles, gravação, malas de dinheiro escondidas… é no máximo uma tornozeleira eletrônica.

Em 31 de agosto de 2013, o jornal O Globo lançou um editorial, onde assumia e pedia desculpas por ter apoiado o golpe de 64. Um dia antes o Levante jogou merda no prédio da emissora. A verdade é dura, a rede globo apoiou a ditadura. Mas, não foi só em 64, em toda sua história a Globo esteve contra o povo. É só lembrar a capa de seu jornal em 1962 contra o 13º e seu apoio em todo o governo FHC das medidas neoliberais, seu silêncio durante o comício das diretas já em 84, a campanha de Lula em 89 onde o debate eleitoral foi totalmente manipulado favorecendo Collor.

A Globo segue produzindo uma história do Brasil, sempre de acordo com os interesses das elites.

Diante de tanto poder concentrado na Família Marinho, vai ser necessária muita organização popular e ousadia para que a história que a Globo quer construir de nosso país não passe como verdade. A Frente Brasil Popular acaba de anunciar o Congresso do Povo que vai se espalhar pelos municípios do Brasil para realmente pensar o que o povo quer para seu futuro, porque estamos perdendo direitos em nosso presente, quem são os inimigos do povo. A história são os povos que a fazem com luta, resistência, de forma coletiva e é essa participação efetiva, que dura muito mais que 15 segundos que tem a força para democratizar o país e a mídia.

Mais Fritações:

Livro Videologias: ensaios sobre televisão de Eugênio Bucci e Maria Rita Kehl

Video do Levante sua Voz: Como a mídia brasileira sufoca a liberdade de expressão

Filme: Muito além do cidadão Kane

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada