O “senso comum” manipulado como arma política produz fascismos!

Wagner Shwartz durante performance La Bête, no MAM.

O MBL está se especializando em produzir escândalos em cima do senso comum e de um imaginário do medo. Medo de estupro, medo de pedofilia, medo da nudez, medo do corpo de um homem nu! E encontrou um filão: a arte contemporânea, em que as obras que tratam ou expõe nudez, problematizam a vergonha e a negação do corpo, rompem com o senso comum e fazem avançar nossa percepção. Um campo incrível que tem obras disruptivas e tem toda uma história.

Basta TIRAR DO CONTEXTO que a imagem de uma criança agachada tocando a canela de um homem nu deitado, estático, em estado de paumolescência, sem nenhum tipo de conotação sexual, é considerado um ato de violação dos direitos das crianças e adolescentes e um incentivo a pedofilia.

A mãe, que estava presente na performance, e incentivou a criança de 5 anos a tocar a canela do performer é considerada irresponsável, deveria “perder a guarda” da criança e a obra, apresentada no MAM (Museu de Arte de São Paulo) punida, censurada, impedida de ser realizada.

Os Museus, os Centros Culturais, os espaços de exposição são frequentados por pessoas que estão dispostas a se expor as provocações e problematizações de obras e autores. Não são IGREJAS, não são lugares ‘privados”, são espaços públicos que tem uma FUNÇÃO e um propósito.

Obviamente que mesmo a arte e os museus e espaços culturais tem que estar atentos aos totens e tabus dos grupos sociais. Indicar, como fazem, a presença de nudez ou de cenas que podem constranger as pessoas sensíveis e a família brasileira (que Nelson Rodrigues tão bem descreveu, na sua loucura hipócrita)

Mas a cruzada patética do MBL CONTRA a arte contemporânea é uma guerrilha de marketing que na história da arte e do mundo já foi derrotada e faz tempo. Voltar a censura, alimentar tabus, é uma campanha obscurantista que não dá para em hipótese nenhuma relativizar.

E mães contemporâneas não têm medo de naturalizar a nudez masculina diante das crianças. Os estupros e violações começam DENTRO DE CASA, geralmente nas casas das famílias que bradam a favor da moral e dos bons costumes, que reprimem e censuram a nudez e a sexualidade. Mães e pais que tomam banho com seus filhos, que se expõem e expõem os corpos nus das crianças com naturalidade e que naturalizam a sexualidade não criam estupradores e obcecados com sexo.

É comum ver homens e mulheres parcialmente ou totalmente nus, tomando sol nos jardins, parques europeus. Ninguém se incomoda com os corpos nus expostos. No Brasil seria atentado ao pudor?

Em nota divulgada, o MAM destaca que a criança estava acompanhada da mãe e que a sala onde ocorria a performance estava “sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística”. O museu também sublinha que o trabalho, entitulado “La Bête”, não tem qualquer conteúdo erótico.

Criança não pode tocar o corpo de um homem nu? Criança não pode pegar no peitão da mãe? O corpo DESSEXUALIZADO existe!

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada