lula-moro (1)

Lula X Moro

Enquanto a Lava Jato faz seu justiçamento catártico e o embate Lula X Moro é anunciado com as trombetas do apocalipse a corrupção opera de forma escancarada e sistêmica no Congresso.

temer (1)

Depois da “delação do fim do mundo”, o Brasil vive um momento de apatia e profunda descrença, em todos os níveis, diante de “tudo que está ai”, um sistema econômico corrupto que não se distingue do funcionamento do Estado e que finalmente mostrou sua cara escandalosa.

Apesar dos fatos revelados (ilegalidade dos financiamentos de campanhas, licitações regularmente fraudadas, obras superfaturadas), o processo de exorcismo coletivo, com as centenas de prisões, algo excepcional na história do país, não se consegue ultrapassar o imediatismo da operação Lava Jato.

O sistema continua intacto e tudo parece com uma excepcional “remediação”.

A corrupção não é o desvio das regras das instituições, mas seu modo de funcionamento.

Ou seja, como se mudam as regras e o sistema? A questão não é colocada!

Um outro erro é canalizar a indignação geral da nação para a destruição da “classe política ”quando o sistema não funciona sem a participação das corporações, do empresariado, da mídia, do judiciário, de “tudo que está ai”.

A corrupção tem bancada no Congresso: a  bancada ruralista, a bancada fundamentalista, o lobby das empresas de comunicação e do agronegócio e outras forças arcaicas de especulação contra a vida e contra as liberdades.

É com base no lobby e no poder econômico das corporações, das mídias e igrejas que se corrompe o o sistema parlamentar, que se destrói os direitos trabalhistas, previdenciários, o meio ambiente, os territórios e cosmovisão indígenas, a juventude negra, a saúde da população, os direitos e as liberdades.

Estamos vendo esses lobbies operando livremente no governo Michel Temer enquanto a Lava Jato opera uma remediação catártica do sistema!

A demolição dos direitos operada pelo governo Temer seria possível sem a catarse da Lava Jato? Como é possível desvincular as duas coisas?

Faltam atores nessa história da corrupção estruturante. Por exemplo a relação entre as verbas publicitárias, os anunciantes e as pautas das corporações de mídia. Ou um setor e atores tão poderosos estão “fora” e “acima” da corrupção estruturante na sociedade brasileira?

Há um tratamento diferenciado na mídia e no judiciário que se reflete no imaginário popular que cola a corrupção a “classe política” de forma prioritária. Em termos de narrativa a Lava Jato é a moralização da “classe política”, responde ao “horror” da política.

Os empresários “premiados” com suas delações, estão virtualmente “perdoados” e usufruirão parte do que foi amealhado no butim aos recursos públicos fora da prisão.

Mas se o sistema não está em risco, mesmo depois da Lava Jato, como se comportará o eleitor?

De maneira purista? Com um novo patamar ético? Ou com uma enorme relativização da corrupção, com efeitos inesperados.

A tradição católica, diante do pecado geral estruturante oferece uma aliviada final com a figura do “arrependimento premiado”. É uma estrutura simbólica e retórica forte. Basta “se arrepender” de seus pecados, mesmo os mais hediondos, no final da vida e se ganha o reino dos céus!

Em tempos de Lava Jato, nós chegaremos nesse patamar “bíblico” nas disputas de imaginário e em torno dos fins, meios, escalas, campos, partidos participantes do esquema de corrupção estruturante?

Como ler a popularidade de Lula nas pesquisas para 2018, neste momento? Estamos no centro das investidas da Lava Jato e no centro de uma narrativa extremamente maniqueísta entre justiceiros e justiçados. O “capital simbólico” do ex-presidente da República se submeterá a um novo patamar ético pós Lava-Jato, onde se vende uma “solução final” para a corrupção do sistema com sua prisão exemplar?

Diante de um imaginário político explodido, em que se perdeu praticamente todas as referências, que moral será invocada nesse embate polarizado e espetacularizado entre Lula X Moro? Como reduzir tal embate carregado de simbologias a “fria letra da lei”?


Ouçam os Racionais: “Enquanto zé povinho apedrejava a cruz / Um canalha fardado cuspiu em Jesus / Aos 45 do segundo arrependido/ Salvo e perdoado/ é Dimas, o bandido. É loco o bagulho/ Arrepia na hora/ Dimas, primeiro vida loka da história”.

Vamos precisar de mais Nelson Rodrigues (Perdoa por me traíres, em que a vítima pede perdão ao traidor), narrativas bíblicas (o Bom Ladrão) e a sociologia a quente dos Racionais para entender o inconsciente geral da nação nos próximos capítulos da novela do juízo final.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada