Foto: Mídia NINJA

Somos maioria nos presídios, nas favelas e nas gavetas do IML…

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nós, pretos e pretas, somamos 52% da população do país, portanto poderíamos eleger um presidente da nossa cor, em vez de estarmos servindo de bucha de canhão para os mesmos candidatos brancos de sempre, que utilizam da situação social vulnerável do nosso povo, com o intuito de sempre serem eleitos com os votos da miséria.

E que fique explícito, digo isso sem excluir nenhum partido político, só para exemplificar, dos setenta e sete Deputados Estaduais do estado de Minas Gerais, apenas um é negro. Essa situação não muda muito na bancada federal, e piora, quando analisamos a nossa representatividade no Senado Federal. Dito isso, feitos os cálculos, sabemos que não possuímos representatividade real nas instâncias de decisão de nossa sociedade.

É evidente que existem problemas que não são específicos de pretos e pretas, porém são comuns na quebrada. Tais situações não são problemas difíceis de resolver, a meu ver. A título de exemplo: o esgoto a céu aberto desde a eleição passada, a escola da quebrada que continua zoada do mesmo jeito, a gravidez precoce das minas aos 14 anos e o genocídio dos manos antes da maioridade, são, na verdade, a prova da ausência do Estado Brasileiro na periferia.

Daí, portanto, podemos concluir que, por experiência, tal ausência é reflexo da falta de representatividade do povo periférico, e mais: podemos inferir que tais contextos são na verdade criados pela estrutura política hegemonicamente branca do nosso país, ou você acredita que o candidato branco vai resolver os problemas de preto e periférico?

Não sejam displicentes, pretos e pretas e periféricos em geral, quanto mais treta, melhor. Dessa forma, os brancos sempre irão brotar na sua quebrada, com as mesmas ideias de sempre, sem falar dos “pretos” que trabalham para os políticos brancos, que usam isso para legitimar e afirmar suas ações brancas. Kralho, fico de bobeira observando essa treta esse papo de “somos todos humanos” não vira, é muito “tilelê”.

Não me leve a mal, precisamos de uma presidenta preta estilo uma rainha nagô, liderança tipo nossa saudosa Nzinga, acompanhada de uma forte bancada de parlamentares pretos e pretas, lotados em todas as instâncias: vereadores(a), prefeitos(a), deputados(a), governadores(a) senadores(a), para que dessa forma possamos ter voz e governança para minimamente amenizar as mazelas que o povo preto e periférico sofre.

As eleições estão aí, aproveite, vamos praticar o voto preto e periférico.

Quando a casa grande queimar, todos que estiverem dentro dela irão queimar juntos!!!

Salve Malcolm X

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada