Foto: Mídia NINJA

Foto: Marcelo Rocha Mídia NINJA

O Diário Oficial da União desta quinta-feira, 25 de maio, publicou uma edição extra para anunciar a anulação do polêmico decreto assinado por Michel Temer na tarde de ontem autorizando o uso de forças militares e da Lei da Garantia da Ordem na região dos ministérios em Brasília.

O primeiro decreto foi publicado também por Temer numa tentativa exagerada de “manter a ordem” na Esplanada. A Polícia Militar do DF já havia utilizado de bombas, balas de borracha, spray de pimenta, cavalaria e até armas letais para cercear o direito de livre manifestação da população durante ato organizado por movimentos sociais, sindicais e estudantis, que reuniu mais quase 200 mil pessoas no Eixo Monumental de Brasília.

A atitude provocou reação imediata de movimentos e entidades ligadas aos direitos humanos, o que fez o presidente voltar atrás hoje e publicar o novo decreto.

Repercussão negativa

No Congresso Federal, a bancada de deputados do PSOL apresentou um Projeto de Decreto Legislativo para suspender o decreto de Temer.

A Frente Brasil Popular, uma das responsáveis pela mobilização desta quarta junto à Frente Povo Sem Medo, publicou nota de repúdio à violência policial e uso das forças armadas.

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores publicou nota em que considera demonstração de força totalmente injustificada e covarde. Ainda relembra que o decreto “nos remete a retrocessos típicos dos anos de chumbo da ditadura militar”.

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos também publicou nota repudiando o uso das Forças Armadas, no qual reforça que tal ato compromete a estabilidade das instituições democráticas e republicanas deste país. Termina a nota se posicionando pela revogação imediata do Decreto.

A Anistia Internacional afirmou que é um choque saber da notícia e que as autoridades abriram um precedente grave com esta convocação. Reiterou sua preocupação com o aumento das violações de direitos humanos no país.

No início da noite, o site Justificando publicou um compilado de opiniões de juristas, que apontaram o decreto como crime de responsabilidade e medida autoritária, inconstitucional e ilegal.

Mesmo na base do governo a ação gerou controvérsias. Apesar de ser um dos responsáveis pela atuação truculenta da polícia, já que a PM é subordinada ao governador do estado, Rodrigo Rolemberg, afirmou que recorrer às forças armadas é uma “medida extrema” e que foi adotada sem conhecimento prévio e nem anuência do Governo de Brasília.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Na defesa da vida e no combate ao veneno, a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos completa 13 anos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”

Bella Gonçalves

As periferias no centro do orçamento das cidades

Márcio Santilli

Desintegração latino-americana