Foto: Alan Santos / PR

Bolsonaro gastou vinte minutos de seu discurso na ONU argumentando contra os povos indígenas do Brasil e da América Latina. Atacou a legislação brasileira e nossa Constituição (um presidente não deveria ser o primeiro a defendê-la?) e colocou em questão terras já demarcadas e amplamente consolidadas como a dos Yanomami.

Bolsonaro pregou hoje na ONU a conhecida ideologia do “integracionismo”, ou seja, em nome do “desenvolvimento econômico” retirar o direito à diferença, impor a uniformização econômica e cultural de cima para baixo para  grupos minoritários, o projeto “branqueamento” cultural dos indígenas. O Brasil tem hoje mais de 250 povos indígenas que tem culturas vivas e distintas. Culturas que nos enriquecem, e que dependem das terras demarcadas para seguirem existindo. Mas o presidente considera as terras indígenas são “grandes”. Isso deve acabar em nome, claro, do que Bolsonaro entende por “progresso”.

Ele enxerga os indígenas com ótica próxima aos antigos colonizadores – que só tinham o Brasil como terra de extração de riquezas minerais para a Metrópole: os índios eram “silvícolas” a espera de trabalho e integração com a “civilização”.

O presidente de um país da importância do Brasil falar isso perante líderes de todo o planeta, em pleno século XXI… é algo maior que um vexame. Arranha a imagem do Brasil no mundo e tem óbvias consequências na luta dos povos indígenas pela sobrevivência física a cultural.

Em nossas duas ditaduras nativas, a integração forçada foi sempre uma justificativa para a legalização do modelo extrativista de mineral e de gado. E forma de promover a derrubada da floresta. Os indígenas, muitos antes dos ambientalistas, sempre foram os maiores defensores e conhecedores da floresta.

O curioso é que o presidente usa a tribuna da ONU para exaltar Sergio Moro (que enfraqueceu a Funai ao retira-la do Ministério da Justiça) para depois “denunciar” que indígenas e “socialistas” estão roubando a Amazônia, quando todo mundo sabe que o governo não está nem aí pra soberania, e sim preocupado com o dinheiro fácil do garimpo.

Vale lembrar que os indígenas tem papel fundamental e conhecido na preservação de nossas fronteiras – em muitos casos em diálogo próximo com os militares… essa conversa fiada de soberania é uma bobagem.

Por fim o presidente atacou Raoni, uma das mais reconhecidas lideranças do mundo. E fez vista grossa aos recentes assassinatos de indigenistas e as invasões ilegais que só crescem sob o incentivo simbólico do discurso presidencial – que promove desde 1 de janeiro, o desrespeito à legislação e às terras legalmente demarcadas no Brasil.

Viva Raoni, nosso candidato a prêmio Nobel! Ele representa o Brasil no mundo com muito mais conhecimento e generosidade por nossa cultura e soberania!

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada