1645907864-fe-e-politica-no-brasil

Confusão!

Um senador da República está trabalhando sério sobre a questão do abuso de poder por parte do poder judiciário; é a lógica republicana de que todos os poderes da República têm de estar sob controle social.

Há um protesto por parte de membros do judiciário sendo veiculado pela mídia. Esse protesto é liderado por um membro do Ministério Público que teve a sua fé, que é evangélica, alardeada pela rede social, em cena em que aparece ajoelhado recebendo oração de seu pastor comissionando-o para uma cruzada pela justiça, em nome de seu deus.

O senador chamou a atenção desse servidor público, para o que entendeu ser, na ação desse servidor, um ato em desacordo com a fé que ele anunciou para todo mundo.

Portanto, um anuncia para todos que está prestando serviço púbico em nome de seu deus, e o outro reclama de seu serviço público dizendo que ele foi incoerente, e não honrou o deus que usa como justificativa para o que faz. Que confusão!

Não há nada de errado em que um fiel peça a benção de seu deus por meio de seu sacerdote, para melhor poder exercer seu trabalho. Mas, publicizar isso, quando se trata de trabalho público, quebra a lógica do estado laico, pois, no estado laico todo serviço púbico deve ser exercido em nome da Constituição.

É nessa confusão que nós evangélicos nos metemos na nossa relação com o Estado.

Embora sejamos incentivados por nossa fé a fazer tudo como um culto, temos de entender que essa prática pessoal é para buscar a excelência em nosso trabalho, e não para fazer de nosso trabalho uma plataforma para impormos a nossa fé, principalmente, se nosso trabalho é serviço público.

Apesar de haver evangélicos em todos os partidos, que é como deve ser, é interessante ver que há, pelo menos, dois partidos políticos que, na prática, são de evangélicos, ainda que cumpram nos seus estatutos as normas constitucionais. E parece que um terceiro partido, com essa configuração, está em formação.

Não há dúvida de que a representatividade, na democracia moderna, se tornou um grande desafio. A sociedade se tornou muito complexa e os critérios usados até hoje não são mais suficientemente abrangentes, porém, o Estado é Laico, e, no caso brasileiro, plenamente laico, uma vez que o Estado brasileiro não legisla sobre religião, deixando o culto religioso absolutamente livre.

No Brasil só uma coisa, por definição, é proibida para as religiões: Nenhuma religião pode tentar usar o Estado para se impor à nação.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Na defesa da vida e no combate ao veneno, a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos completa 13 anos

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”

Bella Gonçalves

As periferias no centro do orçamento das cidades