Foto: Reprodução

Todas as mulheres do mundo! Lembram da “legitima defesa da honra” base de inúmeros casos que inocentaram homens acusados de feminicídio? Está de volta com o nome de “crime contra a dignidade sexual”, proposta de um deputado oportunista que surfa no caso Neymar/Najila que protocolou um projeto de lei batizado de “Neymar da Penha”! Como se pudesse haver simetria ou comparação entre as violências estruturantes e seculares cometidas pelos homens contra as mulheres e vice-versa! Não há!

Independente dos fatos e do que se possa concluir do caso Neymar/Najila os comentários nas redes e na mídia fazem emergir todo o machismo, o preconceito e visões de mundo assustadoras em torno da machocracia. Não custa lembrar que, independente do caso:

1. Se o homem pagou (a passagem para Paris, o jantar, o motel, o Uber ou a cerveja) não ganha direito a sexo, ainda mais sem consentimento!

2. Se a mulher aceitou um encontro sexual, pago ou não, não tem que se submeter a qualquer humilhação ou violência. Pode ser a namorada, esposa, a amante, a ficante, o crush, a tinder, a puta. Pode mudar de ideia e dizer simplesmente: não!

3. “A mulher que acusa Neymar de estupro” tem nome Najila Trindade, o nome não aparece nas manchetes e muito menos nos comentários em que vira: “a mulher que acusa Neymar”, a vadia, a oportunista, a vagabunda, a puta, etc,

4. Divulgar imagens íntimas de alguém nas redes é crime! Não tem justificativa.

5. O corporativismo masculino (e a machocracia de mães, irmãs, amigas e outras mulheres) não admite que um cara rico, famoso e mimando pela mídia possa ser colocado em questão ou suspeição nem por um minuto.

6. Na dúvida, a mulher é a culpada! Pouco importa seu desfecho, o mais terrível é o estrago no imaginário, quando se abre o esgoto público de discursos odiosos e assimétricos contra todas as mulheres do mundo!

A violência simbólica e real nas redes é maior e mais assustadora que qualquer coisa! Ultrapassa e extrapola o próprio caso em questão. Uma turba que quer uma válvula de escape para uma regressão vingativa diante da relativização de um poder que os homens sempre detiveram: dispor dos corpos e da reputação das mulheres.

Narciso acha feio o espelho!

.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada