E Marielle segue assim. Sendo energia. Luz. Esperança. Resistência.

Ato por justiça para Marielle em Brasília. Foto: Mídia NINJA

No Carnaval de 2019, lá estava ela, uma das principais estrelas daquele show de protesto e arte, misturados numa energia vibrante, de cores, música, canto. O sambódromo viu lágrimas e a Estação Primeira de Mangueira ecoar pelo mundo a fora a angústia de milhões de brasileiros. Quem matou Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes? Quem mandou matar a vereadora?

A campeã do Carnaval carioca refletiu no céu carioca não só questionamento, mas a luz dessa liderança política negra, feminista, LGBT, vibrante, de um sorrisão marcante.

Um ano.

É difícil de acreditar, às vezes, que tudo isso tenha ocorrido.

Saber do assassinato de Marielle naquela noite foi como um soco no estômago. Um soco em toda as lideranças, militantes, amigos, familiares… Em toda a Esquerda. Ficamos devastados, fomos levados ao extremo de nossas lutas e emoções. Diariamente. Chamados a cobrar, durante todos esses meses, respostas.

Os vínculos, como se vê, vão aparecendo. A cada hora aparece algo mais, como uma grande linha invisível de uma trama cruel, baixa, impiedosa.

Os nomes políticos entrelaçados nesse emaranhado pipocam pelos noticiários, mostrando que há muito ainda a se investigar. E é fundamental que eles, de fato, apareçam. Não é possível que, por meio de um crime político, neste Estado Democrático de Direito combalido e violado, uma mulher detentora de um mandato parlamentar e representativa seja retirada sem que essa resposta por completo seja dada.

Apesar das angústias, Marielle se transformou em luz de todos e todas nós diante da escuridão que tomava o país (que tomou o país). Virou esperança em meio ao caos, às incertezas e a falta de esperança. Semeou e floresceu! Mal sabem eles que são tantas Marielles Brasil a fora hoje… mal sabem eles que Marielle jamais será esquecida, apagada, difamada, seja em manifestações fascistas ou no Parlamento — isso jamais aceitaremos.

Ela agora está nos estudantes que tomam as ruas contra os retrocessos na educação, nas meninas e mulheres que se erguem contra o patriarcado, o machismo e a violência de gênero, em todos os cantos e setores da sociedade.

Um abraço apertado meu para sua mãe, Marinete, uma mulher que não tenho palavras para caracterizar sua força durante todos esses meses nos atos, reuniões, protestos e cobranças públicas. De uma mãe para outra mãe, meu carinho. Também para Anielle, Luyara e Mônica. Para Ágatha Reis, viúva de Anderson e toda a sua família. Sigam fortes, garotas! Sigam fortes!

Ainda é difícil chegar aos 365 dias sem saber os mandantes. Apesar de tudo! Renova-se aqui nossa esperança de que o crime POR COMPLETO seja elucidado.

E Marielle segue assim.

Sendo energia. Luz. Esperança. Resistência.

Uma ideia jamais a ser encerrada.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada